Novo Motor de Popa Mercury Verado e SeaPro V12 7.6L

O novo 600hp V12 7.6L Verado®  é o motor de popa mais potente já desenvolvido pela Mercury Marine. Na verdade, é o motor de popa de maior potência em produção hoje. Seu bloco de alta cilindrada naturalmente aspirado, gera incrível torque para motorizar grandes embarcações e pesa somente 572kgs.

O novo motor de popa Mercury SeaPro de 500hp também é construído na mesma plataforma V12 de 7,6L com 572Kgs e foi desenvolvido para suportar aplicações de trabalho de alta exigência em todo o mundo.

O 500hp SeaPro compartilha características e benefícios do motor de popa V12 Verado, como informado abaixo.

O motor V12 Verado traz inovações de engenharia de ponta para o mercado de popa. Sua inovadora tecnologia e recursos aprimorados incluem o seguinte:

  • O primeiro motor de popa com transmissão de duas velocidades

A transmissão automática de duas velocidades otimiza o RPM do motor de acordo com a carga exigida, facilitando uma aceleração potente e desempenho altamente eficiente em cruzeiro. A primeira marcha é 20% menor que a segunda, aproveitando o alto torque do motor para acelerar o barco e colocá-lo em planeio rapidamente. O motor continua a fornecer potência e aceleração robusta até a velocidade final.

A Mercury, em colaboração com os principais engenheiros da indústria, garantiram que a mudança de marcha, que é sincronizada em configurações multi motores, seja tão suave que é quase imperceptível aos passageiros da embarcação. O mecanismo de mudança hidráulica elimina o “tranco” no engate, proporcionando uma experiência de alto padrão até mesmo em operações de manobra e na utilização do Joystick.

A transmissão na segunda marcha também contribui para uma economia de combustível incomparável e sem precedentes, como também com níveis de ruídos excepcionalmente baixos, especialmente em cruzeiro.

  • Primeira rabeta direcional do segmento de popa

Com este motor, a Mercury introduziu o primeiro sistema de rabeta direcional para motores de popa do mundo. O bloco do motor de popa e tudo que podemos ver acima da linha d’água permanece em uma posição fixa, perpendicular ao espelho de popa o tempo todo. A direção da embarcação é controlada abaixo d’água, utilizando uma rabeta com 2 hélices contra-rotantes, que giram para a direita e para a esquerda.

As vantagens incluem a eliminação de um sistema de direção que mova todo o motor,  gerando melhor dirigibilidade e manobrabilidade, com desempenho extremamente ágil.

Além disso, enquanto os motores de popa convencionais normalmente giram 30 graus, a rabeta direcional do motor de popa V12 Verado pode girar até 45 graus em uma determinada direção sob operação de joystick. Isso fornece muito mais capacidade para manobrar efetivamente uma embarcação de grande porte. Este recurso, combinado com a velocidade  em primeira marcha, fornece um controle preciso mesmo em velocidades de atracamento.

  • Dois hélices contra-rotantes

A configuração de dois hélices contra-rotantes com maior área de pá melhora o desempenho. Há também uma vantagem hidrodinâmica com a presença de 7 pás (quatro na frente, e três atrás) com um torpedo da rabeta menor do que seria necessário para uma única hélice.

Uma linha completa de hélices de vários passos e com até 18 polegadas de diâmetro, todas projetadas especificamente para o motor de popa V12 Verado, estão disponíveis. Essas hélices minimizam o deslizamento, proporcionando uma aceleração mais rápida. A configuração contra-rotante também facilita as manobras para atracar a embarcação, proporcionando maior controle em operação em frente ou ré.

  • Eficiência de combustível surpreendente

A Mercury buscou o objetivo de minimizar o consumo de combustível em várias frentes:

Um sofisticado e exclusivo sistema de gerenciamento de combustível, algo que a Mercury chama de otimização avançada de consumo (ARO), ajusta automaticamente o fornecimento de gasolina de acordo com as condições de operação. Isso resulta em uma significativa economia de combustível, especialmente em cruzeiro.

Um sistema de controle de combustível closed‑loop usa refinados sensores para otimizar ainda mais a mistura de combustível em todos os regimes de operação.

As peças móveis internas são protegidas por um sistema de lubrificação avançado e projetado para reduzir o atrito e desgaste.

Cada superfície submersa da seção intermediária e da rabeta foi projetada com um design hidrodinâmico para minimizar o arrasto. Além disso, as hélices contra-rotantes possuem grande área de pá, resultando em excelente desempenho, aceleração e economia de combustível.

A primeira transmissão de duas velocidades do mundo em um motor de popa permite que a rotação do motor (RPM) seja reduzida em cruzeiro — uma eficiência operacional primordial para gerar economiza de combustível, maior autonomia e tempo de funcionamento na água.

  • Durabilidade extrema

O motor de popa V12 Verado foi projetado para durar, mesmo quando operado por muitas horas em ambientes extremos. A Mercury submeteu o motor V12 Verado aos mesmos rigorosos testes de resistência e durabilidade que os outros motores de última geração da Mercury foram submetidos. Como seus antecessores, Mercury V6 e V8, o motor de popa V12 Verado facilmente suportou o regime brutal de testes.

Além disso, nossa pintura, ligas e vedações anti-corrosão aprimoradas resistem aos ambientes de água salgada mais severos.

O SeaPro de 500hp foi projetado para ser o motor de trabalho definitivo. Com base nas características descritas acima, o motor de popa SeaPro de 500hp foi projetado para máxima durabilidade e confiabilidade para suportar o rigoroso regime de trabalho. O bloco de alta cilindrada fornece torque mesmo em baixa RPM, o que significa menos esforço para o motor. A Mercury validou o motor SeaPro de 500hp nos mesmos padrões de desempenho de horas em trabalho que os já existentes para os demais motores da popa da família SeaPro.  Esses motores fornecem aos operadores comerciais um desempenho que eles poderão contar por anos.

  • Manutenção mais simples e intervalos de serviço estendidos

A Mercury construiu o motor de popa V12 Verado para facilitar a manutenção. Este motor   opera por 200 horas antes de exigir uma manutenção periódica, incluindo trocas de óleo, e a manutenção básica pode ser feita através da inovadora tampa de acesso do capô superior enquanto o barco ainda está na água. O capô completo não necessita ser removido, para realização de uma manutenção preventiva mais completa, até completar 1.000 horas ou cinco anos.  Além disso,  a Mercury adicionou sistemas aprimorados de monitoramento dos motores para melhorar a experiência geral do usuário.

Como mencionado acima, a manutenção periódica é facilitada com uma moderna tampa de acesso, fornecendo capacidade suficiente para realizar todas as tarefas de manutenção associadas ao intervalo de serviço de 200 horas sem ter que remover o barco da água. Muito mais do que uma tampa de serviço, este acesso funciona mais como o capô de um carro. Pressionando o acionamento eletrônico o capô se abre, e um cilindro o mantém aberto. Os componentes do motor são perfeitamente organizados, e os pontos de manutenção são codificados por cores. Os infográficos de serviço no interior são intuitivos e fáceis de seguir.

O motor de popa V12 Verado foi projetado para uso com os novos lubrificantes premium originais Mercury®. Incluindo fluidos da direção hidráulica, fluido de transmissão automática e óleo de motor 4 tempos 10W30, que são capazes de fornecer proteção máxima mesmo em condições e temperaturas extremas de operação.

  • Operação silenciosa e suave

A Mercury aplicou seu conhecimento de líder da indústria para criar uma experiência náutica notavelmente tranquila e suave. Novos desenhos de eliminação de ruídos sob o capô e na seção intermediária (AMS) de última geração resultam em um extraordinário conforto sonoro e mitigação de vibração. Além disso, o acionamento da transmissão de duas velocidades, ativado eletronicamente, é suave e silencioso. O motor V12 Verado é o mais silencioso motor de alta potência já construído.

  • Design de economia de espaço

Os proprietários de grandes embarcações irão adorar o espaço extra que o uso desses motores de popa liberam. Sabendo disso, a Mercury reuniu vários elementos de design para minimizar o espaço ocupado pelo motor V12 Verado, mesmo quando ele é inclinado para levantar a rabeta para fora d’água. O design de economia de espaço do motor garante sua compatibilidade com uma gama mais ampla de barcos.

Para conservar o espaço no espelho de popa, o motor possui um design de bloco de motor em “V” alto e compacto. A rabeta direcional elimina a necessidade de grande espaçamento entre os motores, que de outra forma, seria necessário para girar todo o motor para a direção desejada. Essas características permitem que o motor de popa V12 Verado seja montado em configurações em multi motores com um requisito mínimo de espaçamento, com 27 polegadas entre centros dos motores. Este motor de 600hp precisa apenas de um pouco mais de espaço na popa do que um motor Verado de 300hp e requer menos espaçamento do que os motores de menor potência dos concorrentes.

  • Comandos digitais aprimorados  

 Além da compatibilidade com o renomado sistema Mercury Joystick Piloting para motores de popa, o motor de popa V12 Verado possui o sistema Next Gen Digital Throttle &  Shift (DTS). Os novos comandos são elegantes e ergonômicos. A Mercury os tornou ainda mais intuitivos, adicionando recursos como o botão  de acionamento do Active Trim, que ajusta automaticamente o trim dos motores para obter o desempenho ideal. O comando duplo DTS Premier para aplicações multi motores inclui uma tela digital integrada, que fornece ao piloto da embarcação informações valiosas do sistema e avisos úteis em “pop-ups”.

  • Aumento da saída de carga elétrica

Barcos maiores, com mais comodidades, exigem mais fornecimento de energia elétrica a bordo. O motor de popa V12 Verado enfrenta a tarefa com um alternador robusto de 150amp, o maior alternador da indústria para motores de popa.